Kart Profissional
Depois de vários treinos no kart indoor e se tiver dinheiro ou patrocinador, o kartista poderá correr em kart profissional --que atinge velocidades superiores a 130 km/h.
Para correr nos campeonatos organizados pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o piloto precisa tirar carteira de piloto graduado, para isso é necessário realizar um curso de pilotagem --veja página: Cursos para Pilotos.
Depois de tornar-se graduado, o piloto precisa pagar uma taxa anual pela renovação da carteira para continuar com a nomeação de piloto profissional.
A manutenção do kart profissional não é para todos os bolsos. Uma etapa do campeonato paulista de kart pode custar até R$ 10 mil entre inscrição, jogos de pneus, peças, mecânico etc.
Correr com karts profissionais não é tarefa fácil. Além de grande habilidade, o piloto necessita de coragem, já que está exposto a um acidente.
Para todos os pilotos que estão começando vai uma dica: não se iluda. O esporte a motor é um esporte caro e não existe espaço para todos. Se puder faça uma faculdade, pode até ser relacionada a área automobilística, como engenharia mecânica, mas não deixe de estudar, pois ganhar dinheiro pilotando carros é para poucos